Diante de uma queimadura na pele, a primeira atitude é procurar uma forma de amenizar a dor e o desconforto provocados pelo ferimento térmico. Muitas vezes, essa medida desesperada faz com que muitas pessoas sigam orientações de parentes e amigos, que podem sugerir produtos alternativos, como a pasta de dente.
Apesar de parecer útil devido a propriedades específicas deste produto, em geral, a pasta de dente pode ser nociva para a pele queimada, pois ela não foi desenvolvida para esse fim. Alguns dos seus componentes podem agravar a dor, gerando infecções e problemas de pele.
Por que a pasta de dente não é indicada para queimaduras?
A pasta de dente é um produto fabricado especificamente para a limpeza dentária, e não para a pele. Sua composição inclui agentes abrasivos, solventes, umectantes, espumantes, aglutinantes, edulcorantes, sais de flúor e, geralmente, hortelã.
Apesar de a hortelã proporcionar a sensação de conforto na pele, a maioria das outras substâncias podem causar reações alérgicas e queimaduras químicas, provocando inflamações e manchas na pele — principalmente em pessoas que já têm essas predisposições.
Além disso, como a queimadura causa uma lesão na camada mais externa da pele, deixando-a mais sensível à ação de substâncias químicas e à contaminação por bactérias, o uso da pasta pode piorar ainda mais o quadro.
Por isso, além de evitar o uso da pasta de dente, é essencial saber avaliar bem a lesão para decidir se é possível tratar o problema em casa ou se é necessário ir a um hospital.
Como tratar uma queimadura corretamente?
Em vez de recorrer à pasta de dentes e outros produtos, a primeira ação recomendada é colocar a pele queimada sob água corrente, da torneira ou do chuveiro mesmo, a fim de diminuir a temperatura no local.
Outras recomendações incluem:
Não tocar na lesão;
Não tentar remover tecidos ao redor da pele queimada;
Não furar bolhas, caso elas surjam;
Não aplicar pomadas anestésicas;
Não se expor ao sol.
Qual é o melhor método de alívio da dor para queimaduras?
Uma das formas mais eficientes e seguras de diminuir a dor de uma queimadura é o uso do Gel BurnFree, especialmente criado para esfriar a pele e aliviar a dor.
Para usá-lo, é só aplicá-lo na região afetada logo depois da queimadura. O Gel BurnFree não apenas baixa a temperatura da pele, aliviando a dor na hora, como também ajuda a evitar infecções e a acelerar a recuperação.
Produto | Tempo para alívio da queimadura |
Água | 10 a 20 minutos em água corrente |
Gel BurnFree | Alívio imediato |
O BurnFree tem propriedades ativas que agem rapidamente para dispersar o calor, diminuindo a inflamação e oferecendo alívio imediato. Além disso, sua fórmula foi desenvolvida para manter a área hidratada, o que é fundamental para a cicatrização.
Trata-se de um produto seguro, eficaz e fácil de usar, que pode fazer a diferença na hora de tratar uma queimadura.
Kommentare