top of page
Buscar
  • BlogFree

Como fazer curativo para queimadura em casa


Mulher com ferimento na mão que precisa por um curativo

Fazer curativo para queimadura em casa pode ser uma tarefa simples e prática, já que a maioria das queimaduras domésticas ou por exposição excessiva ao sol são simples de tratar. Isso é importante para evitar que as lesões na pele infeccionem e garantir uma cicatrização mais acelerada. 


Nesse processo, é importante identificar o grau de queimadura na pele e saber como fazer o curativo correto, já que queimaduras de primeiro grau, e até lesões de segundo grau em regiões de menor extensão da pele, podem ser curadas sem necessidade de auxílio médico.


No entanto, queimaduras de terceiro grau exigem procura por atendimento de emergência especializado devido à gravidade da lesão e a possibilidade de atingir outras partes do corpo e, até mesmo, danificar tecidos mais profundos e órgãos.


Abaixo, confira as orientações importantes para fazer um curativo e como usar o Gel BurnFree para aliviar os sintomas de dor, inchaço e desconforto da lesão por calor na pele.



Como fazer curativo para queimadura


A aplicação de curativo em queimaduras pode variar conforme o grau da lesão e os itens disponíveis. Veja os procedimentos recomendados para a preparação, a ação de alívio imediato e o tratamento.


Quais os itens necessários para fazer o curativo?


Antes de iniciar o curativo, aplique uma camada do Gel BurnFree na pele machucada sem esfregar. Essa etapa é fundamental para refrescar a pele, hidratar e aliviar os sintomas de dor e inchaço


Caso você não tenha o Gel BurnFree em mãos, é possível manter a área da pele queimada em água corrente por até 20 minutos para resfriar o local. Lembre-se que o Gel BurnFree pode ser utilizado de forma tardia, ou seja, horas após ocorrer a queimadura para hidratar e manter a pele resfriada.


Evite passar na queimadura produtos como óleo, pasta de dente, manteiga. Além de não ser eficaz, eles podem causar infecções, aumentar a lesão e dificultar a cicatrização adequada. 


Tenha uma gaze, faixa, curativo hidrocoloide e soro fisiológico para proteger a região afetada. Se houver bolhas no ferimento, não as estoure. Isso deve ser feito apenas por um médico ou enfermeiro capacitado para esse tipo de ferimento.


O processo de aplicação de curativos em queimaduras varia conforme o grau da lesão, considerando tanto o tamanho da área ferida quanto sua profundidade.


Graus de queimadura


As queimaduras são classificadas em três graus:


  • Queimadura de primeiro grau: atinge apenas a camada superficial da pele, causando vermelhidão, dor e inchaço.

  • Queimadura de segundo grau: atinge as duas primeiras camadas da pele, causando vermelhidão, dor, inchaço e bolhas.

  • Queimadura de terceiro grau: atinge todas as camadas da pele, causando dor intensa, perda de sensibilidade e necrose (morte do tecido).


Como aplicar curativo para queimadura de 1º grau


Para fazer o curativo deste tipo de queimadura, siga os passos a seguir:


  1. Remova roupas e acessórios que possam cobrir a área afetada;

  2. Aplique uma camada do Gel BurnFree em toda a extensão da área queimada da pele;

  3. Evite expor a queimadura ao sol entre 10h e às 16h.


Como aplicar curativo para queimadura de 2º grau


As queimaduras de segundo grau são mais graves que a de primeiro grau e podem curar com 2 a 4 semanas. Para aplicar o curativo, siga os passos abaixo:


  1. Remova roupas e acessórios que possam cobrir a área afetada;

  2. Passe soro fisiológico para limpar a área queimada da pele;

  3. Mantenha bolhas intactas e remova a pele das que estiverem rompidas;

  4. Aplique uma camada do Gel BurnFree em toda a extensão lesionada;

  5. Cubra a área afetada com gaze e curativo para proteger a lesão de sujeira e atrito;

  6. Reaplique o curativo conforme necessário, principalmente se ele ficar molhado ou sujo.


Para esse grau de queimadura, você pode usar luvas a fim de evitar contaminar a queimadura.


Como aplicar curativo para queimadura de 3º grau


Queimaduras de terceiro grau são muito graves e requerem atendimento médico de forma imediata. O curativo deve ser feito por um profissional de saúde, pois pode ser necessário realizar enxertos de pele e reposição de líquidos.


O Gel BurnFree também pode ser utilizado para hidratar e evitar infecções da queimadura de terceiro grau e aliviar sintomas de lesões de primeiro e segundo grau ao redor da queimadura mais grave. 


Em caso de dúvida sobre a gravidade da queimadura, ligue para o 190 (Bombeiros) ou 0800 707 7575 (Instituto Pró-Queimados).


Posso usar o Gel BurnFree após trocar o curativo?


Sim. Você pode aplicar uma nova camada do Gel BurnFree se precisar trocar o curativo da queimadura. Para isso, aplique água para facilitar a remoção do curativo velho e siga as dicas acima para aplicar o BurnFree e o novo curativo.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page