top of page
Buscar
  • BlogFree

Como prevenir queimaduras em crianças

Atualizado: 13 de mar.


Criança em situação perigosa para queimadura da pele

Queimaduras em crianças: o que fazer?

Um tema importante para famílias com filhos pequenos é a prevenção de queimaduras em crianças. A tendência natural de serem curiosas e exploradoras, frequentemente, expõe os pequenos a situações perigosas, como as relacionadas a queimaduras.


Por isso, é importante adotar medidas preventivas e estar preparado para agir em caso de emergência e necessidade de primeiros socorros.



Quais são os principais riscos de queimadura em crianças?


Você deve estar atento aos riscos mais usuais de queimaduras em crianças. Confira a lista:


  • Panelas quentes;

  • Ferros de passar roupa;

  • Tomadas elétricas;

  • Produtos químicos.


Portanto, mantenha uma supervisão constante em relação à segurança das crianças. Esteja atento às atividades delas, especialmente quando há fontes de calor próximas ou substâncias potencialmente perigosas.


Evite deixar as crianças sem supervisão em ambientes que apresentam maior risco.


Como evitar acidentes de queimaduras com crianças


Existem alguns procedimentos que você pode seguir para evitar que crianças arrisquem sofrer lesões por queimaduras na pele. Para isso, siga nossas dicas abaixo:


Crie ambientes seguros


Implementar medidas específicas ao organizar o espaço frequentemente utilizado por crianças é uma estratégia eficaz para reduzir os riscos de queimaduras.


Cuidado com objetos potencialmente perigosos


Certifique-se de manter objetos perigosos fora do alcance das crianças e estabeleça regras claras sobre o uso seguro de eletrodomésticos. Essas precauções contribuem para criar um ambiente mais seguro e protegido para os pequenos.


Evite cuidar, ficar perto ou carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes, pois até mesmo um simples cafezinho pode causar graves queimaduras na pele de um bebê.


Deixe comidas e líquidos quentes no centro da mesa, fora do alcance das crianças. Posicione cabos de panelas de forma que apontem para o centro do fogão, evitando assim o risco de puxões acidentais.


Evite o uso de toalhas de mesa compridas, que as crianças podem puxar, causando escaldaduras.


Durante o banho do bebê, tome precauções ao verificar a temperatura da água. Coloque primeiro a água fria e verifique a temperatura da banheira imergindo a mão inteira na água, espalhando os dedos e movendo a mão por toda a extensão da banheira para garantir que não haja pontos muito quentes


Mantenha cuidados elétricos


Verifique regularmente o estado das instalações elétricas, substitua fiações antigas e desencapadas, mantenha os fios isolados em locais adequados e fora do alcance das crianças.


Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada. As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou cobertas por móveis. Cuide dos eletrodomésticos, como ventiladores e geladeiras, evitando choques e curto-circuitos.


Faça revisões ou troque esses produtos, se possível, antes de consertos e reformas, desligue a chave geral e prefira os serviços de um eletricista. Desligue o chuveiro antes de mudar a temperatura e não coloque objetos metálicos dentro de equipamentos elétricos.


Cuidado com inflamáveis


Guarde fósforos, isqueiros, velas e outros produtos inflamáveis em locais altos e trancados, fora do alcance das crianças. Tenha cautela com o álcool, evitando seu acesso às crianças e substituindo-o por produtos de limpeza doméstica mais seguros.


Nunca jogue álcool sobre chamas ou brasas, nem o utilize para cozinhar. Use velas e candeeiros apenas em cômodos supervisionados por um adulto, garantindo que estejam longe de objetos inflamáveis.


Apague velas e candeeiros ao sair de casa, mesmo que seja por pouco tempo. Mantenha itens inflamáveis, como roupas, móveis, jornais e revistas, longe de lareiras, aquecedores e radiadores. Retire todos os aquecedores portáteis do alcance das crianças.


Eduque as crianças


Instruir as crianças sobre os perigos associados a queimaduras e ao manuseio de substâncias perigosas é fundamental. Apresente de maneira didática as razões por trás das regras estabelecidas, destacando os potenciais riscos e as consequências de não segui-las.


Reforce a importância de pedir ajuda em caso de dificuldades ou se algo não parecer correto. Mantenha uma comunicação aberta e conscientização sobre a segurança.


Ao orientar as crianças com o conhecimento necessário, contribuímos para que elas desenvolvam habilidades de precaução e tomada de decisão responsável em relação a situações potencialmente perigosas.


Não permita que as crianças brinquem por perto quando você estiver passando roupa ou usando outros aparelhos que produzem calor, como secador de cabelo. Desligue, tire da tomada e guarde esses aparelhos longe do alcance das crianças.



Criança tocando em uma superfície quente
É importante orientar a criança para evitar risco de acidentes por queimaduras térmicas (Imagem: Freepik)

Esteja preparado para acidentes


Mesmo ao adotar todas as precauções necessárias, acidentes podem ocorrer. Por essa razão, é fundamental ter em casa um kit de primeiros socorros preparado para lidar com situações de queimaduras, abrangendo desde as de primeiro até as de terceiro grau.


Este kit deve incluir:

  • Gaze;

  • Luvas;

  • Álcool;

  • Curativos;

  • Esparadrapo;

  • Antisséptico.

Ao garantir a disponibilidade desses itens essenciais, você estará melhor preparado para oferecer os primeiros cuidados necessários em caso de queimaduras, contribuindo para uma resposta rápida e eficaz diante de eventualidades.


O que alivia a dor de uma queimadura?


Os procedimentos para aliviar a dor causada por queimaduras envolvem frequentemente o uso de água corrente fria por cerca de 20 minutos.


No entanto, esse método não apenas pode resultar em um consumo excessivo de água, mas também pode ser contraproducente, especialmente em casos de queimaduras mais graves em crianças - que podem gerar estados de nervosismo e histeria.


Diante desse cenário, uma alternativa eficaz para proporcionar alívio rápido em queimaduras infantis é o uso do Gel BurnFree. Ele é o único capaz de aliviar os sintomas de lesões causados pelo calor na pele, contribuir para a recuperação e proporcionar conforto instantâneo.


Incluir o BurnFree no seu kit de primeiros socorros pode fazer toda a diferença no tratamento subsequente das queimaduras térmicas, oferecendo um efeito mais eficaz e confortável que pomadas, aloé vera e outros produtos alternativos.

​Produto

Tempo para alívio da queimadura

Água

10 a 20 minutos em água corrente

Gel BurnFree

Alívio Imediato

É importante lembrar que, mesmo na ausência do gel, o BurnFree também pode ser aplicado posteriormente, algumas horas ou dias depois, para aliviar as dores da queimadura.


Garantir a proteção de crianças contra queimaduras exige atenção, prevenção e preparação. Adotar medidas preventivas, educar os pequenos sobre os riscos e manter o Gel BurnFree no kit de primeiros socorros pode ser fundamental para lidar com qualquer situação que envolva lesões na pele causadas pelo calor.


Ao implementar essas precauções, você contribui para tornar o ambiente do seu lar mais seguro e propício à saúde das crianças.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page