top of page
Buscar

Queimadura com óleo quente: o que fazer

Atualizado: há 7 dias

Queimaduras causadas por óleo quente são incidentes que ocorrem com frequência durante o preparo de diversos tipos de alimentos. Geralmente, o contato com óleo costuma ser leve e causa apenas um desconforto.


Entretanto, existem situações em que o óleo quente é derramado acidentalmente em uma extensão considerável da pele, ocasionando lesões graves que podem chegar a queimaduras de terceiro grau.


Neste artigo, você vai aprender como prevenir queimadura com óleo quente e como agir se isso acontecer.



Controle a temperatura do óleo


Uma das principais formas de evitar acidentes com óleo quente é controlar a sua temperatura durante o cozimento. Em temperaturas muito elevadas, acima de 180 ºC, é possível que o óleo espirre de maneira abrupta ou, até mesmo, pegue fogo.


Confira previamente as instruções de preparo de determinados alimentos que exigem óleo e nunca jogue água para resfriá-lo.



Óleo sendo despejado em uma frigideira
Controle a temperatura do óleo (Freepik)

Cuidado ao colocar alimentos na panela


Tenha precaução ao colocar alimentos na panela com óleo quente. Isso se deve ao fato da possibilidade de ocorrer respingos devido à presença de água nos alimentos, os quais podem fazer com que o óleo borbulhe e salte.


Cozinhando legumes em uma frigideira quente
Atenção ao colocar alimentos na panela (Freepik)

Atenção redobrada com as crianças


É importante afastar as crianças da cozinha, especialmente durante o preparo de alimentos no fogão, a fim de evitar que elas toquem em superfícies quentes ou puxem cabos de panelas com óleo quente, provocando assim queimaduras graves.


Além de manter as crianças longe da área da cozinha, é recomendável que os cabos das panelas sejam posicionados para dentro em relação ao fogão, nunca expostos e sempre fora do alcance delas.


Criança olhando para uma frigideira quente na cozinha.
Deve-se ter cuidado com crianças na cozinha para evitar acidentes. (Freepik)

AirFryer evita queimadura com óleo


Escolher uma Air Fryer ou uma fritadeira elétrica similar pode ser a alternativa mais segura para evitar o contato acidental com óleo quente. Além de proporcionar resultados semelhantes, esse tipo de aparelho também contribui para a saúde, pois evita a ingestão de gordura saturada proveniente do aquecimento do óleo.


Para garantir uma proteção ainda maior, confira as nossas sugestões sobre como evitar queimaduras na pele ao utilizar uma Air Fryer.


Pessoa retirando comida de uma AirFryer
Utilizar AirFryer evita uso de óleo e previne contra esse tipo de acidente (Freepik)

O que alivia a dor de uma queimadura de óleo quente?


Em caso de contato acidental da pele com óleo quente, é importante manter a calma e evitar entrar em desespero. O primeiro passo é colocar a pele afetada em água fria corrente a fim de tirar o óleo e resfriar a pele.


Para um alívio mais rápido e eficiente, use o Gel BurnFree. Ao aplicar uma camada do gel, você pode sentir alívio imediato devido à ação instantânea do gel de resfriamento da pele, proporcionando proteção contra bolhas, infecções e agravamento das lesões.


O Gel BurnFree é melhor que pomadas e sprays, pois não deixa a pele grudenta e não tem anestésicos que só escondem a dor e não tratam a queimadura.


Não se esqueça que, se a queimadura for muito grave, você deve procurar um médico para um tratamento adequado.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page