top of page
Buscar
  • BlogFree

Como saber se uma queimadura está melhorando: sinais e cuidado

Atualizado: 30 de nov. de 2023


Pessoa mostrando o braço com queimadura na pele e expressando sensação de dor.

As queimaduras na pele podem causar sensações dolorosas e demandar cuidados específicos para garantir uma boa recuperação. Logo, saber se uma queimadura está melhorando é importante para garantir os cuidados necessários e proporcionar uma cicatrização eficaz.


Neste artigo, você entenderá quais são os sinais indicativos de melhoras em queimaduras leves e mais graves, além de práticas de cuidado e como utilizar o Gel BurnFree para aliviar os sintomas de dor, inchaço e irritação da pele.



Sinais de melhora em queimaduras


A queimadura na pele é uma lesão que pode ser ocasionada pelo contato com agentes térmicos e por arco elétrico. Eventualmente, acidentes dessa natureza costumam gerar uma destruição total ou parcial da camada da pele, a depender da profundidade e do tamanho da lesão. 


Pessoa mostrando a recuperação de uma queimadura na mão.
A pele pode demonstrar sinais de recuperação ao longo dos dias (Imagem: Freepik)

Algumas lesões mais graves e em estágios avançados devem ser tratadas por profissionais de saúde.


Para você saber se uma queimadura está melhorando, confira os sinais abaixo:


  • Redução da Dor: uma diminuição gradativa da dor é sinal de que a queimadura está melhorando, visto que a inflamação pode estar diminuindo;

  • Menos inchaço e vermelhidão: à medida que a queimadura dá sinais de melhora, o inchaço e a vermelhidão ao redor da lesão tendem a diminuir. Isso indica que o corpo está lidando com a resposta inflamatória;

  • Formação de casca ou crosta: com o decorrer da cicatrização, uma casca ou crosta, característica de feridas na pele, podem se formar para proteger a área afetada e indicar que a cura está em andamento;

  • Melhora na textura da pele: ao redor da lesão, a pele pode mostrar sinais de retorno à textura normal — à medida que a regeneração celular ocorre;

  • Sensação térmica regular: uma lesão mais profunda na pele pode afetar os nervos e a sensibilidade térmica no local. O retorno da sensação térmica pode indicar melhora.


Melhoras em graus de queimadura


Cada grau de queimadura pode manifestar níveis específicos de recuperação. Confira:


Queimadura de 1º Grau


Uma queimadura de 1º grau pode apresentar sintomas como dor intensa e vermelhidão no local. Geralmente, esse tipo leve de queimadura demonstra boa evolução em um período de três a seis dias. Durante essa fase, é comum ocorrer descamação, e, com os cuidados adequados, as cicatrizes são evitadas.


Queimadura de 2º Grau


A queimadura de 2º grau pode ser superficial ou profunda. A distinção entre ambas está no fato de que, enquanto a superficial afeta apenas a epiderme, apresentando bolhas e uma aparência úmida, a profunda atinge toda a derme, podendo danificar terminações nervosas, glândulas sudoríparas e folículos capilares.


Na forma superficial da queimadura de 2º grau, a melhora pode levar cerca de 3 semanas, não costumando deixar cicatrizes se tratada adequadamente. Já a lesão profunda pode demandar meses para recuperação e tende a deixar cicatrizes.


Queimadura de 3º Grau


Por ser mais grave, a queimadura de 3º grau é motivo de preocupação. Essas queimaduras costumam ser mais profundas, afetando toda a derme, alcançando tecidos subcutâneos, danificando nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos. Em casos extremos, podem atingir músculos e até mesmo estruturas ósseas.


Não há uma previsão exata para a melhoria dessa queimadura devido à necessidade de cuidados intensivos e ao risco de morte envolvido. A recomendação primordial é buscar atendimento médico imediato.


Cuidados para auxiliar a melhora 


Alguns cuidados podem ser seguidos para auxiliar a recuperação da queimadura na pele. Veja as dicas:


  • Hidratação adequada;

  • Evitar exposição ao sol;

  • Não remover crostas e cascas de ferida;

  • Utilizar curativos adequados;

  • Monitorar sinais de infecção.


Use o Gel BurnFree para hidratação e alívio de sintomas


O Gel BurnFree é um aliado importante nos primeiros socorros para queimaduras de 1º, 2º e 3º grau. É o único produto capaz de aliviar de imediato sintomas como dor, inchaço e desconforto na pele, proporcionando conforto durante a fase de recuperação da lesão ou enquanto se busca atendimento médico.


É importante lembrar que a gravidade da queimadura impactará diretamente no tempo de recuperação. Em casos mais graves, você deve procurar orientação médica para assegurar um tratamento adequado.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page